Como reduzir as conversas paralelas e alavancar a produtividade

COMPARTILHAMENTO, CONVERSA OU PRODUTIVIDADE?

“Menina deixa eu te contar o que aconteceu comigo ontem”-Olha o sapato novo que comprei”-“Cara, você viu como meu time jogou bem ontem?” 

É mais ou menos assim que se inicia uma conversinha de entre os “vizinhos” de setor. Conversar não é nenhum problema, porém na maioria das vezes a conversa acaba sendo mais importante que os objetivos do dia!

Algumas pessoas querem contar tudo o que aconteceu em sua vida após o final do expediente do dia anterior (como foi à volta para casa, a relação com o esposo ou esposa, o que os filhos aprenderam na escola, curiosidades sobre o bichinho de estimação, como dormiram e como foi o trajeto na condução até a volta ao trabalho).

É natural,  pois somos todos seres humanos necessitamos dividir nossas emoções com pessoas que nos cercam no dia a dia.

Porém avalia-se pelo menos três horas perdidas em produtividade apenas com essas “conversinhas” que como todos dizem, não faz mal a ninguém, mas faz um tremendo mal para os indicadores e metas da organização!

 

produtividade

 

 

O IMPACTO DAS CONVERSAS PARALELAS NO DIA A DIA:

Vamos utilizar o exemplo de uma Central de Suporte ao Cliente, no qual os Analistas de atendimento sentam um ao lado do outro.

Sempre tem aquele funcionário que ADORA conversar e fica extremamente incomodado com os colegas que estão trabalhando.

Esse acaba “cutucando” o outro, convencendo-o a debater um determinado assunto, fazendo com que a perda de foco seja mútua.

E pior, geralmente esse tipo de pessoa gosta de criar grupos de debate, levando consigo pelo menos uns quatro colegas. Imagine uma uma equipe de 15 com 04 que geralmente perdem o foco. Faça o percentual e calcule o tempo perdido em produtividade, garanto que você vai se assustar!

 

produtividade

 

 

COMO TRABALHAR DE MANEIRA ESTRATÉGICA E GARANTIR PRODUTIVIDADE?

A regra é simples: esse colaborador “tagarela” deve ficar o mais próximo possível do líder  e o mais distante possível de grupos de pessoas, por exemplo uma mesa de ponta ou em uma fileira sem vizinhos de costas.

Reduza ao máximo as chances dessa pessoa perder e tirar o foco da sua equipe, além disso realize alterações de layout pelo menos de três em três meses, é saudável e acaba com os “grupinhos” que adoram perder o foco!

O curioso é que tem aqueles funcionários “tagarelas” que não perdem o foco, mas que tiram a concentração de praticamente toda a equipe com seus assuntos.

Ele sabe trabalhar e conversar simultaneamente.

Porém infelizmente alguns que o acompanha não sabem unir as duas coisas e se perdem.

Portanto, não leve em consideração apenas o resultado desse colaborador, analise também seu comportamento no dia a dia.

CUIDADO COM AS FAMOSAS DESCULPAS: Pessoas que perdem o foco com conversas paralelas geralmente alegam a falta de tempo e reclamam dizendo que tem muito trabalho para realizar. Fique de olho na produtividade desses colaboradores…

Ou seja,  é interessante as vezes que você Gestor, Supervisor ou Líder de equipes “coloque a mão na massa” sobre a atividade operacional, afim de saber qual nível de produtividade você deve exigir e quais impactos trazem uma conversa paralela.

Assim você elimina as duas situações citadas acima!

COMO GARANTIR  HARMONIA E BEM ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS, REALIZANDO UM “LINK”  PARA A PRODUTIVIDADE E ATINGIMENTO DAS METAS DA ORGANIZAÇÃO? 

 produtividade

 

TRABALHE COM METAS: Estipule metas por dia e por período. E divida os objetivos e entregas para seus colaboradores informando até qual horário ou dia você deseja o retorno. Ainda, durante o período cobre e analise se o funcionário está engajado para atender a SUA expectativa.

 

MANTENHA UM CLIMA AGRADÁVEL: Deixe claro para seus funcionários que você não é contra conversas.

Dependendo do modelo de operação ou fluxo de trabalho dá até para negociar com eles. Por exemplo, você pode exigir uma meta na semana e se a mesma for atingida até a Sexta feira de manhã, a tarde fica reservada somente para essas “necessárias conversas”.

 

ESTRATÉGIA: Não seja rigoroso ao extremo, seja estratégico. A equipe não deve e nem precisa saber que você está separando as pessoas para evitar conversas paralelas. Analise o dia a dia e atue pontualmente.

 

SATISFAÇÃO E RESULTADO:  Garanta a qualidade de trabalho para seus subordinados. Porém garanta ainda mais a produtividade e as metas que a sua empresa precisa alcançar.

Lembre-se, em termos de produtividade seus colaboradores sempre podem dedicar-se um pouco mais!

 

Esperamos ter ajudado você com essas simples e valiosas dicas para alavancar a produtividade da Equipe e alcançar a Alta Performance!

SUCESSO!

Compartilhe:Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *