ABSENTEÍSMO: Realidade ou incompetência da Gestão?

“Não foi possível alcançar os objetivos estipulados, pois tive a equipe desfalcada durante boa parte do mês!” Esse é um dos argumentos de um Líder quando não atinge seus resultados. Em muitos casos não se trata de desculpas, mas sim de uma realidade enfrentada diariamente. O auto nível de absenteísmo é sem dúvidas um dos maiores desafios da área de Recursos humanos e consequentemente a maior barreira para um Líder atuar nos objetivos da organização!

Sim, o absenteísmo causa desespero entre os Gestores, pois é a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não estão presentes no dia a dia, causando impacto direto na produtividade da equipe.

Diversos são os motivos que geram essa ausência dos colaboradores. Pesquisas realizadas com profissionais de mercado revelam que além da capacidade profissional e motivação, o absenteísmo também é afetado por fatores internos e externos a organização.

ABS

QUAL A RESPONSABILIDADE DO GESTOR?

Especificamente relacionado aos fatores internos, a responsabilidade do Gestor é garantir um clima de trabalho agradável, promover um bom relacionamento e uma comunicação clara e efetiva, principalmente quando se tratando de objetivos e metas. Outras questões internas fogem do controle da Gestão, como por exemplo, a remuneração e pacote de benefícios, cujo podem elevar os índices de absenteísmo quando não praticados de forma competitiva com o mercado!

Entender o que motiva seus Colaboradores é também uma grande estratégia de um Líder e Gestor de equipes. Vele muito apena identificar grupos de gerações e conduzir ações específicas para cada um, levando em consideração que pessoas da geração Y preocupam-se com estabilidade, buscam novas oportunidades e investem fortemente em qualificação, não diferente dos jovens da geração Z, porém esse último grupo são de pessoas com até 20 anos de idade e que viveram suas vidas inteiras com o acesso instantâneo a montanhas de dados e informações sobre todo e qualquer assunto, capazes de fomentar enormemente sua imaginação, possuindo muita determinação e pouca paciência para espera do reconhecimento seja financeiro ou ligado à carreira!

Um tema extremamente relevante e frágil deve ser tratado com sutileza e muita estratégia por parte da empresa…

Para auxiliar os Empreendedores e Gestores de empresas, a OD TRAINING possui em seu portfólio um curso totalmente dedicado, onde apresentamos aos Líderes participantes o quanto sua atuação é importante, relevante e de total responsabilidade para que a empresa possa reduzir de forma considerável esses indicadores ofensores.

Abordamos estratégias de atuação, experiências, cases de sucesso e inserimos na rotina do Líder o acompanhamento diário, semanal e mensal de um tema no qual deve ser tratado com toda cautela e estratégia, através de cálculos matemáticos e planos de ações pontuais.

Aprofunde-se nos fatores internos e entenda os fatores externos que promovem o aumento do absenteísmo e saiba como combatê-los…

“Um time desfalcado não possui a mesma performance. É necessário o reforço completo para ganharmos o jogo!”

Saiba mais em: http://www.odtraining.com.br/treinamento-para-lideranca/

E conte com a gente!

Osmar Durães

Compartilhe:Share on FacebookShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *