Avaliação de desempenho, uma ferramenta poderosa…

POR QUE AVALIAR O DESEMPENHO DAS PESSOAS?

Rever estratégias, metodologia de trabalho, analisar ambiente externo, garantir resultado, motivação e satisfação dos colaboradores com extensa permanência e plano de carreira na empresa. São alguns dos objetivos de um programa de Avaliação de Desempenho.

Considerada na área de Recursos humanos uma das principais ferramentas de gestão de pessoas e que visa analisar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários em uma determinada empresa, a Avaliação de Desempenho (AD) é um processo de identificação que possibilita um diagnóstico completo e análise do comportamento de um colaborador durante certo intervalo de tempo, analisando sua postura profissional, seu conhecimento técnico, sua relação com os parceiros de trabalho, além da mensuração de seus conhecimentos, habilidades e recursos diferenciados aplicados no dia a dia de trabalho.

“O processo de avaliação de desempenho é elaborado mediante as necessidades da empresa, cujo determina a metodologia específica de avaliação conforme seus objetivos”.

SIM, SONHOS E EMOÇÕES INFLUENCIAM A CAPACIDADE PRODUTIVA!

…O tato no momento do feedback

Em um processo de Avaliação de Desempenho é extremamente importante levar em consideração que estamos lidando não somente com as metas da organização, mas também com objetivos, emoções, expectativas e sonhos, ou seja, avaliar um funcionário envolve técnicas, imparcialidade, análise crítica em detalhes, além de muita responsabilidade! 

O Feedback deve ser programado, informado e reservado. É de suma importância que o Gestor avaliador ressalte primeiramente os pontos positivos do avaliado, e sutilmente aborde os pontos negativos, obviamente apresentando oportunidades de melhorias “mostrando-lhe o caminho das pedras”, e principalmente lembrar que o principal objetivo do Feedback de Avaliação de Desempenho é ajustar o perfil e alinhar os objetivos do colaborador aos da empresa! Por favor, nada de “broncas”, esse não é o momento mesmo! 

CULTURA ORGANIZACIONAL

Diversos são os métodos de Avaliação de Desempenho. Todos os profissionais envolvidos no processo de implantação devem levar em consideração principalmente a cultura, valores e essência da empresa. Somente assim será possível ajustar o método ideal para a cultura e objetivos em questão, por exemplo: o método de Avaliação 360º é um método totalmente revolucionário, no qual envolve a avaliação de um profissional cujo é focado por praticamente todos os elementos que o cercam e tenham contato com ele (Superiores, pares, parceiros, clientes internos, entre outros). Se não avaliarmos com criticidade todos os aspectos que tangem os valores, objetivos e cultura da empresa, mesmo sendo um método revolucionário, esse pode tornar-se “trágico” quando colocado em prática!

A EFICÁCIA NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DAS PESSOAS

Atuar de forma estratégia na implantação e condução de um processo de Avaliação de Desempenho requer cautela e um conhecimento abrangente sobre o tema. Nada de imprimir uma ficha na internet e sair avaliando os funcionários acreditando que está revolucionando os métodos de Gestão de pessoas em suas equipes! Na ausência de profissionais que entendem sobre o assunto, o mais adequado é a contratação de uma Consultoria especializada e que ajude a sua empresa na implantação do processo. Após a implantação e capacitação de profissionais indicados, o processo poderá ser conduzido normalmente pelos próprios profissionais.

IMPORTANTE: Descubra o melhor método de Avaliação de Desempenho para suas equipes, considerando que o mais adequado pode ser o método mais simples, não necessariamente o mais revolucionário, ou vice versa!

Você já utiliza esse método em suas equipes? Conheça teoria completa, métodos e regras  clicando aqui.

 

Osmar Durães

Diretor, Leader e Facilitador Coach na Consultoria OD Training – Perfil Linkedin

Conheça nossos projetos:

www.odtraining.com.br

 

Compartilhe:Share on FacebookShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *