Coaching de Carreira

Coaching de Carreira

O mercado de trabalho continua bastante difícil – tanto para pessoas que estão completamente sem trabalho quanto para aquelas que têm empregos, mas que sentem que não é a carreira profissional de seus sonhos ou sentem-se mal aproveitadas em seu potencial atual.

 

carreira-profissional

 

Por qualquer perspectiva, de acordo com os últimos dados de desemprego, cerca de 13 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil.

E embora não haja estatísticas reais para qualificar essas pessoas, há provavelmente mais alguns milhões que gostariam muito de sair.

Sim, aquele tipo infeliz no trabalho, mas com medo por falta de opções, falta de  oportunidades ou também por carência de auto conhecimento.

Felizmente, há um número crescente de profissionais de coaching por aí que podem ajudar a tornar a busca por um novo emprego, ou por uma mudança de carreira, um pouco mais fácil.

Para entender melhor como um coach de carreira pode ajudar a prepará-lo para competir contra aqueles milhões de concorrentes em busca de emprego, vamos esclarecer alguns pontos.

Primeiro, o que exatamente é coaching de carreira profissional?

O objetivo principal do Coaching de Carreira é apoiar as pessoas na tomada de decisões e enfrentamento dos desafios sobre seu desenvolvimento de carreira e trajetória profissional, além de oferecer várias ferramentas que podem usar para atingir esses objetivos.

Em geral, “coaching” tende a ser uma abordagem orientada a soluções, que envolve trabalhar os  passos concretos  que o interessado ( coachee/cliente ) pode adotar para alcançar os seus  objetivos de carreira.

No entanto há uma cunha de apoio à mudança de carreira ou na recolocação no mercado de trabalho, que é mais apropriado chamar de “Aconselhamento”, que é mais orientado a processos – mais próprio da Consultoria de Recursos Humanos.

A consultoria para emprego e carreira ( RH ) ajuda a organizar e compor um conjunto de ferramentas  e recursos para questões práticas e, digamos, burocráticas, do mercado de trabalho, como por exemplo, o Currículo Vitae, a participação em processos de recrutamento e seleção, a entrevista e as dinâmicas.

Já a principal virtude do Coaching de Carreira Profissional é ajudar as pessoas a avaliarem situações que possam estar impedindo suas ambições, seus objetivos e suas metas, como as questões  comportamentais, emocionais e de recursos internos, como crenças, valores, determinação e clareza de objetivos.

Quais são os equívocos mais comuns sobre coaching de carreira?

  • Que um currículo bem feito é tudo o que você precisa para realizar uma busca de emprego eficaz – e que os coaches de carreira realmente encontrarão um emprego para você.
  • Coach de Carreira Profissional  não são headhunters

Há também a noção popular de que você só precisa participar de uma única sessão de coaching de carreira … e seus desafios de emprego e carreira  serão resolvidos.

Na verdade, são necessárias inicialmente de oito a doze horas de aconselhamento para o cliente ( coachee )  típico começar a internalizar os principais benefícios do coaching.

O que uma pessoa comum pode esperar de trabalhar com um coach de carreira?

Em geral, os clientes podem razoavelmente esperar ganhar confiança, insight, encorajamento e inspiração na carreira. 

A procura por emprego ou mudança de carreira,  pode criar uma quantidade razoável de ansiedade, medo e vulnerabilidade nas pessoas, e muitas vezes é preciso amenizar essas emoções para que possam alcançar sucesso em seus projetos de carreira.

Um processo de Coaching pode ajudar a aliviar momento tão dramático, fortalecendo emocional e mentalmente a pessoa do Coachee.

Como o Coaching é relativamente novo em nosso País, ainda pode restar dúvidas de como o Coaching de Carreira pode realmente ajudar.

Para resolver essas questões, considere as seguintes perguntas:

  • Como você se sente sobre sua carreira?
  • Você ama ir trabalhar?
  • Você acha que alcançou todo o seu potencial?
  • Você é adequadamente compensado pelo trabalho que faz?
  • Você sente que há algo melhor para você lá fora?
  • Quais são seus objetivos de carreira de curto e longo prazo?
  • Sua carreira está alinhada com seus valores?

 

Com base nas suas respostas às perguntas acima, sua carreira poderia ser mais gratificante?

Você poderia estar mais confiante sobre o seu futuro?

Na dúvida, um coach de carreira pode ajudá-lo  a alcançar uma carreira gratificante por meio da definição de metas e do planejamento de ações

Todos merecem uma carreira recompensadora!

As metas podem incluir:

  • Ter um emprego pagando um salário mais alto;
  • Encontrar uma carreira que ame e esteja alinhada com seus valores
  • Ganhar uma promoção
  • Passar mais tempo com a família;
  • Encarar uma entrevista de emprego com menos estresse;

Atingir seus objetivos de carreira profissional pode levar a mudanças positivas em todas as áreas da sua vida. O coaching capacita e educa você sobre como se encarregar da sua carreira e alcançar o sucesso que você sonhou.

 

carreira-profissional

 

Mas como você encontra o caminho certo?

Com uma indústria desregulamentada, qualquer um pode pendurar uma telha e se declarar um “coach de carreira”, um “coach executivo” ou até mesmo um “coach de vida”.

Alguns são talentosos e experientes, e outros nem tanto.

Se você não tem certeza se já está pronto para contratar um Coach de Carreira, faça algumas investigações.

Receba recomendações de amigos e colegas, vasculhe blogs e faça pesquisas on-line (porque graças ao Skype, o treinador que você contrata não precisa ser local) e crie um cronograma para você.

Se você não tem tempo em sua vida agora para aproveitar o trabalho com um coach de carreira, quando vai ter?

Assuma o compromisso firme de fazer algo concreto por sua carreira profissional, ou mesmo para reinventar-se!

Identifique o que você quer aprender. Como os coaches vêm de origens tão divergentes, eles têm habilidades e percepções diferentes para oferecer a você.

Se você quiser fazer a escolha certa, identifique antecipadamente o que gostaria de aprender com a experiência.

E lembre-se de que, se você estiver enfrentando uma convulsão mais ampla em sua vida, talvez queira considerar a possibilidade de consultar um Life Coach, em vez de um coach de carreira, ou mesmo um terapeuta, caso sinta-se doente, já que Coaching NÃO é Terapia e não trata de patologias e disfunções.