Empreendedor, Invista em Coaching e Treinamento!

Coaching e Treinamento. Invista Nisso Agora, sr. Empreendedor!

 

Existem dezenas de livros de gestão e liderança escritos por Empreendedores Fundadores, grandes executivos e biógrafos de famosos.

O problema com estes livros é que eles explicam o que fazer numa empresa quando a direção já está relativamente clara, os resultados são consistentes  e o negócio está focado em se tornar o líder de mercado e continuar a crescer.

Ou seja, o sucesso já aconteceu e a estrutura já é altamente profissionalizada.

Porém,  o  dia  a  dia  de  um empreendedor, fundador  de  uma  empresa,   é  bem  diferente disso, principalmente nos primeiros anos de vida do negócio.

Existem momentos nos quais você vai esquecer o que o fez começar um   negócio próprio,    e o caminho mais fácil   parece   ser fechar as portas, apagar as luzes e voltar para o mercado de trabalho.

Ser  um  Empreendedor é  ser  capaz  de fazer  a  coisa  certa,  mesmo quando  não  existem boas opções.

É necessário ser capaz de transcender essa situação, só assim você vai perceber se  possui mais da resiliência e da persistência que compõem o perfil de  um grande líder empreendedor.

Para um bom Empreendedor, pessoas sempre vêm antes de produtos e lucros.

Muitas  empresas  falam  que  comunicação  interna  é  uma  prioridade,  mas poucas  realmente  sabem  que  uma  grande  empresa  se  baseia  em  cuidar  de verdade das pessoas que a compõem.

Por isso, é crucial que o Empreendedor garanta que a empresa  conte  com  um  bom  departamento  de  Recursos  Humanos  e  que  este sirva para coletar sinais dos problemas visíveis em sua empresa.

O RH é como um setor de qualidade da própria empresa.

Ele não é capaz de entregar o produto em si, mas diz se você está entregando bons produtos e se o seu padrão de qualidade está melhorando ou piorando.

Se, por exemplo, o plano de remuneração ou de carreira da sua empresa não é competitivo, cabe ao RH diagnosticar isso e trabalhar junto ao Empreendedor  ( o proprietário diretamente ou aos diretores )  para garantir  que  isso  seja  corrigido.

Também  é  crucial   investir  em  treinamentos   para garantir que todos os funcionários da empresa dominem suas responsabilidades.  Isso  é  conquistado  por  meio  de  processos  internos  de  treinamento claros.

Todo treinamento deve ser funcional, dando aos funcionários as habilidades e competências  necessárias para atingir suas metas e serem bem-sucedidos. 

 

 

 

E podem e devem ser também oportunidade para  o desenvolvimento humano e do cidadão, garantindo à empresa que conte com profissionais com qualidades competitivas como por exemplo para as relações interpessoais, para a comunicação assertiva, a inteligência emocional para lidar com situações difíceis e para entender as exigências do consumidor.

Nisso, um processo de Coaching é altamente recomendável pela eficácia e brevidade.

Além disso, treinamentos devem ser constantes e sempre revisados.

Claro que, ter todos os profissionais da empresa treinados, significa também   treinar os gestores, desde o empreendedor até o  líder de equipe,  principalmente nas competências de relações humanas e negociais.

Deixe claro para as pessoas o que é esperado delas, quais padrões  de  performance  e  práticas  de  liderança  e  gestão  têm  que  ser  necessariamente seguidos.

É importante também criar um ciclo de feedback contínuo, no qual estará claro para os profissionais e gestores o que eles fizeram corretamente e o que poderiam melhorar.

Um bom setor de Recursos Humanos e  Coaching e Treinamento  contínuos para o time de gerentes e executivos irão ajudar os empreendedores  a multiplicar uma cultura de aprendizado.

“O difícil não é definir uma meta grande, complicada e audaciosa, mas muito mais difícil é  demitir as pessoas quando a meta  não é alcançada.

O difícil não é montar o organograma, fazer o planejamento ou traçar as metas para a empresa que você idealizou. Difícil  é fazer as pessoas  se comunicarem dentro dela.”

 

 

 

“Cuide das pessoas ( Coaching ), dos produtos e dos lucros ( Treinamento ) – nessa ordem.”

Pense nisso…

 

Compartilhe:Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *