Como reduzir as conversas paralelas e alavancar a produtividade

CONVERSAR OU PRODUZIR?

“Menina deixa eu te contar o que aconteceu comigo ontem”-Olha o sapato novo que comprei”-“Kara, você viu como meu time jogou bem ontem?” É mais ou menos assim que se inicia uma conversinha de entre os “vizinhos” de setor. Conversar não é nenhum problema, porém na maioria das vezes a conversa acaba sendo mais importante que os objetivos do dia! Algumas pessoas querem contar tudo o que aconteceu em sua vida após o final do expediente do dia anterior (como foi à volta para casa, a relação com o esposo ou esposa, o que os filhos aprenderam na escola, curiosidades sobre o bichinho de estimação, como dormiram e como foi o trajeto na condução até a volta ao trabalho).  É natural que aconteça essa situação pois somos todos seres humanos e necessitamos dividir nossas emoções com pessoas que nos cercam no dia a dia, porém avalia-se pelo menos três horas perdidas em produtividade apenas com essas “conversinhas” que como todos dizem, não faz mal a ninguém, mas faz um tremendo mal para os indicadores e metas da organização!

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O IMPACTO DAS CONVERSAS PARALELAS NO DIA A DIA:

Vamos utilizar o exemplo de uma Central em Call Center, no qual os Analistas de atendimento sentam um ao lado do outro. Sempre tem aquele funcionário que ADORA conversar e fica extremamente incomodado com os colegas que estão trabalhando. Esse acaba “cutucando” o outro, convencendo-o a debater um determinado assunto, fazendo com que a perda de foco seja mútua, e pior, geralmente esse tipo de pessoa gosta de criar grupos de debate, levando contigo pelo menos uns quatro analistas que estão próximos a ele. Imagine uma uma equipe de 15 Analistas com 04 que geralmente perdem o foco, faça o percentual e calcule o tempo perdido em produtividade, garanto que você vai se assustar!

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COMO TRABALHAR DE MANEIRA ESTRATÉGICA E ELIMINAR AO MÁXIMO AS CONVERSAS PARALELAS?

A regra é simples: esse colaborador “tagarela” deve ficar o mais próximo possível a você e o mais distante possível de grupo de pessoas, por exemplo uma mesa de ponta ou em uma fileira sem vizinhos de costas. Reduza ao máximo as chances dessa pessoa perder e tirar o foco da sua equipe, além disso realize alterações de layout pelo menos de três em três meses, é saudável e acaba com os “grupinhos” que adoram perder o foco!

OBSERVAÇÃO: O curioso é que tem aqueles funcionários “tagarelas” que não perdem o foco, mas que tiram de praticamente toda a equipe com seus assuntos. Ele sabe trabalhar e conversar simultaneamente, porém infelizmente alguns que o acompanha não sabem unir as duas coisas e se perdem, portanto não leve em consideração apenas o resultado desse colaborador, analise também seu comportamento no dia a dia.

CUIDADO COM AS FAMOSAS DESCULPAS: Pessoas que perdem o foco com conversas paralelas geralmente alegam a falta de tempo e reclamam dizendo que tem muito trabalho para realizar. Fique de olho na produtividade desses colaboradores…

IMPORTANTE: É interessante as vezes que você Gestor, Supervisor ou Líder de equipes “coloque a mão na massa” sobre a atividade operacional, afim de saber qual nível de produtividade você deve exigir e quais impactos trazem uma conversa paralela. Assim você elimina as duas situações citadas acima!

COMO GARANTIR  HARMONIA E BEM ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS, REALIZANDO UM “LINK”  PARA A PRODUTIVIDADE E ATINGIMENTO DAS METAS DA ORGANIZAÇÃO? 

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TRABALHE COM METAS: Estipule metas por dia e por período. Divida os objetivos e entregas para seus colaboradores informando até qual horário ou dia você deseja o retorno. Durante o período cobre e analise se o funcionário está engajado para atender a SUA expectativa.

MANTENHA UM CLIMA AGRADÁVEL:Deixe claro para seus funcionários que você não é contra conversas, e dependendo do modelo de operação ou fluxo de trabalho dá até para negociar com eles, por exemplo, você pode exigir uma meta na semana e se a mesma for atingida até a Sexta feira de manhã, a tarde fica reservada somente para essas “necessárias conversas”.

ESTRATÉGIA:Não seja rigoroso ao extremo, seja estratégico. A equipe não deve e nem precisa saber que você está separando as pessoas para evitar conversas paralelas. Analise o dia a dia e atue pontualmente.

SATISFAÇÃO E RESULTADO: Garanta a qualidade de trabalho para seus subordinados, porém garanta ainda mais a produtividade e as metas que a sua empresa precisa alcançar. Lembre-se, em termos de produtividade seus colaboradores sempre podem dedicar-se um pouco mais!

 

Esperamos ter ajudado você com essas simples e valiosas dicas para alcançar a Alta Performance!

SUCESSO!

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