Empreender em 05 métodos particulares

Particularmente eu não curto esse som, porém quando sou questionado por Alunos e Clientes sobre as dificuldades do universo empreendedor, sempre me vem à mente a música de um jovem cantor Brasileiro (MC Gui). O refrão é mais ou menos assim: Sonhar, nunca desistir, ter fé, pois fácil não é nem vai ser, tentar, até se esgotar suas forças”…

A canção em si não aborda em nenhum momento o universo empreendedor, porém é muito fácil fazer esse link quando utilizamos o refrão como metáfora para se perguntar: É realmente necessário todo esse esforço para realizar um sonho de tronar-se um Empreendedor de sucesso?

Bem, como eu gosto de evidências, procuro sempre me usar como exemplo para responder a esse questionamento:

Nessa intensa jornada empreendedora enfrentei muitos desafios e tantos obstáculos, porém nunca deixei de sonhar! Ao longo de três anos, durante a construção da minha empresa deparei-me com muita ansiedade e diversas incertezas. Confesso que muitas vezes pensei em parar, sempre com o tal questionamento: “Meu Deus, porque é tão difícil ser um Empresário ou Empreendedor?”.

Esse momento é de extrema delicadeza, e não tenho dúvidas que muitas pessoas em seus projetos ou sonhos acabam por desistirem, justamente por não saberem administrar esses pensamentos e esses sentimentos, ai o projeto, o sonho de torna-se um Empreendedor não vai para frente…

Vejo tantas pessoas bem sucedidas e praticamente 99% dos casos são pessoas que estudaram muito ou que tiveram uma extensa carreira. Poucas, mas poucas mesmo contam apenas com o fator sorte. Vejo então que o princípio de tudo é a adquirir uma boa bagagem de conhecimentos e experiências, só assim conseguiremos construir com muito mais probabilidade de acerto o nosso tão sonhado objetivo, sendo possível a sua realização.

Eu resolvi abrir mão da tal sorte e buscar meus objetivos com todas as minhas energias positivas e muita dedicação. Quero compartilhar com você 05 métodos, cujo considero extremamente importante nesse caminho das pedras do Empreendedorismo…

#01 – AUTOCONHECIMENTO, SABEDORIA E GRATIDÃO:

No decorrer do percurso de construção e dia a dia de trabalho, é natural depararmo-nos com pessoas pessimistas e até mesmo algumas evidências de que algo pode não dar certo nesse grande sonho de tornar-se empreendedor. A vontade de jogar tudo para o alto e “deixar pra lá tudo isso” sempre aparece. É justamente ai que entra o Autoconhecimento. Saber seus limites e valorizar o que realmente você é faz-se fundamental para administração de todos esses conflitos (vale muito apena pesquisas e livros sobre o tema).

A gratidão faz parte desse processo de sabedoria. Quando você enxerga e agradece o caminho já percorrido, percebe que mesmo diante da luta você já percorreu quilômetros de estrada, ou seja, a linha de chegada está cada vez mais próxima, portanto, agradeça mais!

#02 – TRANSFORMAR SONHOS E OBJETIVOS EM METAS:

Esse exercício sem duvidas é o que mais nos aproxima de nossos sonhos. Além de praticar, costumo dizer aos meus alunos e clientes que os sonhos devem ser transformados em objetivos! Esses objetivos devem ser divididos em etapas, e para essas etapas devemos determinar metas e prazos. Só assim, finalizando cada etapa, o sonho vai se concretizando e transformando-se em realidade… Mas adianto que não é tão rápido assim, essas etapas podem durar meses, até mesmo anos, depende do tamanho do seu sonho! A grande “sacada” dessa mecânica é que podemos enxergar cada etapa finalizada, e o sonho de tornar-se um Empreendedor de sucesso torna-se cada vez mais palpável e atingível!

#03 – INSPIRAR- SE EM PESSOAS BEM SUCEDIDAS:

Sempre que vejo alguém bem sucedido no universo Empreendedor procuro acompanhar sua história de vida! Geralmente essas pessoas contam uma história de luta, sempre com início árduo, porém agora com o sucesso em mãos. Pergunto-me: Porque eu não posso? Olhar as histórias dessas pessoas e ter a humildade inspirar-se, permite que nossos pensamentos e criatividade ganhem asas, assim voamos em direção ao foco e podemos cada vez mais chegar perto da realização, inclusive pressupostos da PNL nos dizem que devemos buscar inspiração nos traços de pessoas bem sucedidas para alcançarmos o êxito, então porque não?!

#04 CHAVE: CONHECIMENTOS, HABILIDADES, ATITUDES, VALORES E ENTORNO:

Ter plena consciência do quanto estamos preparados e o quanto nos falta para atuar de maneira estratégica e eficaz em nosso negócio, é extremamente relevante para obter sucesso. Devemos ter ciência das competências que possuímos, porém devemos saber também que se faz necessário buscar uma infinidade de conhecimentos e novas práticas, ou seja, a capacitação, atualização e inovação devem ser contínuas.

Os valores são tudo aquilo que liga você ao negócio escolhido, e deve haver muita conexão, caso contrário não há envolvimento e logo não haverá sucesso. Já o entorno é tudo que está ao seu redor e do seu negócio (família, amigos, dinheiro, parceiros, etc…). O desafio é justamente manter o alinhamento e equilíbrio, evitando qualquer tipo de conflito.

#05 – TER ALGUÉM PRA “VIAJAR” CONTIGO:

Somos movidos por sonhos e emoções, isso é um fato! E quando temos alguém na qual possamos compartilhar as nossas loucuras criativas tudo fica muito mais gostoso! Quando colocamos uma ideia em pauta e somos parabenizados por isso ou quando ouvimos a frase: “nossa, você realmente manda bem!” Isso faz com que a nossa bola fique cheia de ar! Parece que estão colocando o “combustível” em nós para continuar a saga, lutando para a conquista do sonho Empreendedor!

Conheço uma infinidade de pessoas que desistem de seus objetivos simplesmente por não ter alguém que as apoiam. Então, nesse contexto eu digo que é importante dividir o seu sonho com alguém, não guarde segredo, compartilhe e só assim você ouvirá muitas críticas, mas com toda certeza encontrará pessoas que irão acreditar em ti, e essas serão aqueles anjos que darão a maior força em seu direcionamento. Se for um Pai, Mãe ou um Grande Amor, melhor ainda!

 

Chegando ao fim desse texto, concluo que mesmo sem a intenção, o trecho da canção do MC Gui de alguma forma reflete a realidade de um empreendedor em sua incansável busca do sucesso! O Sonho de ser Empreendedor é um caminho repleto do inesperado e de coisas novas. Em poucas palavras já dá para ter uma noção de que realmente temos que “ter fé, pois fácil não é e nem vai ser”.

“Tentar, até se esgotar suas forças”, ao meu ver reflete que somos sim capazes de conquistar, e que grande são essas forças presentes em nós mesmos, que na maioria das vezes nem nós sabemos que elas existem!

O importante é sonhar, nunca desistir”, afinal de contas que graça tem a vida sem os sonhos? Agora eu garanto que a graça maior na vida é poder realizar esses sonhos!

Eu desejo que você seja um Empreendedor de muito SUCESSO!!!

Osmar Durães – Professor nos cursos de Administração de Empresas e Recursos Humanos da ETEC Osasco. Atua como Diretor na Consultoria OD Training, empresa especializada em Gestão estratégica de Pessoas”.

Conheça mais sobre o trabalho de Osmar Durães e sua empresa em nosso site oficial clicando aqui.

Compartilhe:Share on FacebookShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *