Qual o seu Propósito Pessoal para Empreender?

         Empreender ou ser empregado, eis a questão!

 

empreender

 

 

 

Por que ter um propósito pessoal para empreender?

Quase nenhum empreendedor tem um propósito pessoal no início que não esteja ligado de alguma forma a ganhar dinheiro. Muitos continuam dessa forma e acabam criando negócios mesquinhos. Outros ampliam seus propósitos e encontram motivação para fazer mais e melhor aquilo que se propuseram.

As empresas precisam ter lucro como objetivo, do contrário, elas morrem. Mas se uma empresa é orientada apenas para ter lucro, também morrerá, porque não terá mais nenhum motivo para existir” – costumava dizer Henry Ford.

 

Por que empreender?

A melhor motivação para empreender é querer resolver um problema da melhor forma possível.

Escolha um mercado em que você queira atuar e identifique um problema ou necessidade que sinta orgulho de resolver. Quanto maior o problema, maior a oportunidade de negócio. Há muitas formas de entender um problema ou uma necessidade. Quem abre um restaurante está interessado em alimentar bem seus clientes. Mas alimentar bem pode significar muitas coisas, desde o tipo de alimento até a infraestrutura e o atendimento oferecido.

Como empreender?

Decidiu qual é o problema que você quer resolver?

Agora é só pensar nas várias alternativas de solução. Se a ideia for ligada à alimentação, há inúmeros formatos de restaurantes. Mas há outros tipos de negócios, como uma fábrica de alimentos, um guia de restaurantes de alimentação saudável, um serviço de entregas para restaurantes associados, entre outras.

Pense em todas as alternativas que possam resolver o problema escolhido, mesmo que apenas parcialmente.

O que empreender?

Da sua lista de alternativas, escolha as que mais o(a) atraem. Em seguida, faça uma análise, principalmente financeira, para entender se seriam boas oportunidades de negócio. A melhor oportunidade é aquela que tem valor claro para o cliente, tamanho de mercado adequado, lucratividade desejada e que é inovadora, ou pelo menos, diferenciada para ser competitiva.

O que o seu negócio pode fazer para evitar o fim de algo bom?

Quando você tem a consciência de que está resolvendo um problema ou uma necessidade do cliente, pode perceber que está evitando que algo bom acabe. O dono de um restaurante, por exemplo, pode se sentir feliz ao perceber, ao longo do tempo, que seus clientes se tornaram mais saudáveis. Isso também pode ser uma motivação adicional para seus colaboradores.

O que o seu negócio pode fazer para consertar algo errado?

Todo negócio pode ajudar a corrigir pequenos ou grandes problemas da sociedade, independentemente do seu tamanho. Ações para minimizar a geração de lixo, incluir pessoas marginalizadas, por exemplo. Ou mesmo no engajamento da comunidade com causas específicas, como o incentivo à leitura e à doação de brinquedos usados ou o apoio a ONGs que fazem trabalhos importantes e sérios podem ser outros exemplos de como consertar coisas erradas. Mais uma vez, isso também pode engajar os colaboradores e parceiros do seu negócio.

O que o seu negócio pode fazer para aumentar a qualidade de vida das pessoas?

Sempre é possível usar o   bom senso, a criatividade e a vontade   para pensar em soluções para aumentar a qualidade de vida dos seus clientes, colaboradores e parceiros.

Pense em soluções para melhorar o conforto e aumentar a eficiência (reduzindo o desperdício de tempo, os retrabalhos e as atividades desnecessárias). Pense também em soluções para aumentar o humor ou a paz de espírito das pessoas.

Em uma sociedade tão estressante quanto a nossa, qualquer solução que aumente a qualidade de vida sempre será muito bem vinda e tornará o seu negócio mais diferenciado.

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