O que Você quer ser quando crescer?

O que Você quer ser quando crescer?!?

 

Certo dia li um comentário ( já nem sei aonde…) que me fez repensar minha aversão adulta a essa pergunta.

Afinal, pensava eu, como pode uma criança ou mesmo um adolescente, saber o que quer ser quando crescer?

Imagine a dificuldade para uma criança entender que ela tem que realizar um grande esforço simplesmente na expectativa de obter algum resultado daqui a 15 ou 20 anos?

É provável que você também tenha ouvido essa pergunta  quando criança ou adolescente. A maioria de nós ouvimos! E como a maioria, você pode ter  viajado na imaginação e expressado os maiores devaneios e as mais singelas ilusões, como convém a uma criança ou adolescente.

 

 

E  também li, em algum lugar,  a reflexão da Neuropsicóloga e pesquisadora    Regina Migliori   que diz:

“Quando se pergunta para esse ser humano, para essa criança, o que você quer ser quando crescer, significa que neste momento ele não é nada. E que todas as suas emoções, os seus interesses, a sua produção de conhecimento, se tornam completamente irrelevantes em nome de algo que ele será em algum momento no futuro. Todo o esforço que se demanda dessa criança está voltado para algo que está no longo prazo.”

Mas o comentário que eu li destacava o valor dos sonhos da criança e da juventude, que por mais loucos que sejam,  são as bases da criatividade, da curiosidade e da vontade de  SER  e de  CRESCER !

Afinal, a infância é a fase de ralar os joelhos, de comer terra e outras guloseimas e aprender o que cada uma vale para nós.

E a adolescência é a fase de aprendizagem, de descoberta do mundo e de alguns significados, e apenas o começo da compreensão do meio  ( em que se vive ) e das coisas  ( pelo que se vive )  que tem valor e importância para a vida.

E para firmar conhecimento, principalmente na fase jovem,  somamos o  lúdico  e o ilusório, e tentamos ligar o ideal ao real, o que permite a formação da personalidade e da visão de mundo.

Geralmente quem pergunta o que você quer ser quando crescer são os pais, na boa intenção de que os jovens cresçam rápido e assertivos em suas escolhas.

Criam-nos para a escola, a formação superior, o trabalho, o sucesso profissional, e não raro, para realizar as expectativas e frustrações dos próprios pais.  

Percebi que a pergunta: o que você quer ser quando crescer?,  dá às crianças e adolescentes a oportunidade de sonhar, o desafio de imaginar e pode gerar a vontade genuína de trabalhar e lutar, como é necessário na vida da maioria das pessoas, para superar limitações de origem, de condições impostas pelo meio social, de crenças negativas aprendidas.

Ou seja, é ferramenta para o crescimento pessoal, para a superação e o sucesso, não só na infância e na adolescência, mas também  nas fases de maturidade do ser humano!

Afinal, estamos sempre em crescimento e o sonho pode ser o incentivo para um projeto de vida, um plano de carreira ou um plano de negócios.

 

Então, o que você quer ser quando crescer???

Qualquer que seja sua escolha, elabore um plano para alcançar seus sonhos.

Peça ajuda!

As orientações de um Coach de Carreira pode ser decisivo!

Compartilhe suas dúvidas com os amigos, com os professores, com os pais…

 

 

Compartilhe:Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *