UA-76257831-1

Plano de carreira e  sucesso profissional

 

Criar um Plano de Carreira e Sucesso Profissional não é somente estabelecer metas e objetivos, mas começa lançando um olhar honesto sobre seus sonhos e paixões, de forma a pensar no crescimento a longo prazo,  e construir  um futuro de resultados positivos dentro de qualquer organização.

Podemos dizer – e isso está cada vez mais claro – que as mudanças no mercado de trabalho também alteraram os interesses e as ambições dos colaboradores dentro de uma organização. Se antigamente as pessoas passavam a vida toda trabalhando em um mesmo emprego, hoje em dia os novos profissionais desejam atuar em empresas que permitam chances de crescimento e aprendizado contínuos (muitas vezes, apenas ter um salário bom não é atrativo para o funcionário).

Além de buscar oportunidades em empresas que ofereçam um bom salário e oportunidades de exercitar suas competências, os profissionais também desejam trabalhar em organizações que ofereçam perspectivas de crescimento e desenvolvimento profissional, pessoal e financeiro. Para alinhar os interesses de um colaborador com as competências que a empresa espera dele, uma estratégia adotada por ambas as partes é fazer um plano de carreira.

O plano de carreira é definido como um conjunto de ações que um profissional deve tomar, individualmente ou em conjunto com a sua empresa,  para estabelecer formas sistemáticas para alcançar seus objetivos profissionais. Nesse sentido, tanto o profissional quanto a empresa terão vantagens, benefícios e trabalharão juntos para um crescimento mútuo.

 

sucesso profissional

Plano de Carreira

Um plano de carreira e sucesso profissional deve permitir a identificação de onde você está no momento, aonde você quer chegar e o que a empresa na qual você está trabalhando atualmente pode fazer por você.

Identifique:

  • Em qual momento da sua carreira você se encontra?
  • Quais  seus objetivos profissionais em curto, médio e longo prazo?
  • Quais  os passos necessários para você alcançar seus sonhos ou um cargo que você almeja?
  • Quais são as habilidades e competências exigidas para seu crescimento?
  • A empresa que você trabalha atualmente pode te oferecer uma perspectiva de crescimento e oportunidades de cargos melhores?

Nesse sentido, o planejamento de carreira é um passo importante para o desenvolvimento profissional. Tendo metas definidas, o colaborador saberá exatamente o que deverá fazer para alcançar seus objetivos e se manterá motivado por saber quais posições ele pode conseguir dentro da empresa em que trabalha.

Em relação ao trabalho realizado na empresa atual, o plano de carreira indica ao profissional quais serão as etapas que ele passará na hierarquia corporativa, quais são as competências esperadas em cada cargo e quanto tempo ele ficará em cada um deles.

A motivação dos colaboradores é outro fator crucial para o bom relacionamento entre as duas partes. Hoje em dia as empresas apresentam uma rotatividade de funcionários cada vez maior, afinal muitos colaboradores não encontram as oportunidades de crescimento que procuram e se deslocam para outra organização que ofereça esse tipo de oportunidade.

Planejamento de Carreira

Planejar a carreira é um cuidado que devemos ter logo no início da nossa vida profissional, levando em consideração nossos planejamentos em curto, médio e longo prazo:

  • Curto prazo: Metas e objetivos para o próximo ano;
  • Médio prazo: Metas e objetivos de 1 a 3 anos;
  • Longo prazo: Metas e objetivos de 3 a 5 anos.

O plano de carreira serve para você ter um controle dos seus objetivos. Você deve trabalhar com datas e prazos para conseguir mensurar se você está, de fato, atingindo seus objetivos e se o que está sendo planejando está realmente acontecendo.

Plano de Carreira e Sucesso Profissional

Além de estabelecer suas metas e saber o caminho que você pretende trilhar em uma empresa, também é importante ter toda a especialização necessária para te deixar apto a receber uma promoção.

No caso de almejar uma promoção dentro da empresa ou desejar um cargo maior, você deve analisar se você tem os pré-requisitos para essa vaga.

Quais competências você já tem? Quais competências você precisa desenvolver?

Você fazer um curso? Uma especialização?

Treinamentos dentro da empresa?

Por exemplo: se você deseja ser um líder, será necessário analisar quais competências e qualidades relacionadas à liderança você já possui. Se você faltando algumas (ou muitas) coisas, você pode começar a se capacitar e fazer cursos, assistir palestras ou realizar treinamentos que te tornarão mais apto para exercer uma nova função. Mas lembre-se: é necessário ser realista e estipular metas alcançáveis.

Vantagens para a empresa

Uma pesquisa recente realizada pela Catho apontou que aproximadamente 70% das empresas não oferecem plano de carreira aos funcionários. Os funcionários, por sua vez, afirmam que se sentem estagnados e desmotivados por não ter perspectiva de crescimento na organização.

Ao ter um plano de carreira para seus funcionários, a empresa garante a retenção de talentos e terá uma equipe motivada que se empenha na busca por resultados. Dessa maneira, os colaboradores saberão como podem contribuir para o crescimento da empresa e não precisarão buscar por novas oportunidades em outros lugares.

As empresas também terão benefícios como o aumento da produtividade de seus coladores e menor turnover de funcionários – e, consequentemente, menos gastos financeiros com admissões e demissões.

Plano de Cargos e Salários

Uma vez que a empresa oferece um plano de carreira e oportunidades de crescimento para seus funcionários, a gestão de pessoas deve utilizar um plano de cargos e salários. Para que serve isso? O plano de cargos e salários estabelece valores justos e coerentes para a remuneração de cada cargo na hierarquia da empresa, além de normalizar a promoção nos diferentes setores e apresentar as políticas salariais que a organização tem.

Ao adotar este plano, a empresa proporcionará um cenário mais motivador e um espírito mais produtivo para os colaboradores que tem como meta alcançar um cargo e um salário superior. A empresa também evita desequilíbrios salariais ou remunerações incorretas para seus colaboradores – o que, por sua vez, pode levar o trabalhador a requerer seus direitos salariais na justiça futuramente.

Todos os planos acima oferecem uma perspectiva de futuro para o empregado e traz benefícios corporativos para o empregador. Se utilizados corretamente, são capaz de promover um sucesso mútuo para ambos.

 

Autoria: Roberto T. Lima Coach
Crédito parcial: Instituto M. Sampaio
Compartilhe:Share on FacebookShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *