Você Sabe Como Está a Produtividade do Seu Líder?

A rotina de um Gestor ou Gerente dentro de uma organização está resumidamente voltada a constantes reuniões, inúmeras tomadas de decisões, além de resolução de conflitos e uma atuação estratégica com foco no negócio e no cliente.

São tantas as responsabilidades que se torna um desafio para esse Gestor acompanhar a produtividade da sua equipe de Liderança, se cada um está realmente dando o melhor de si!

 

Você Sabe Como Está a Produtividade do Seu Líder?
 

PRODUTIVIDADE EM SI

Além de conhecimentos e habilidades, a produtividade está relacionada ao comportamento do profissional, ou seja, a sua ATITUDE de fazer acontecer. Já me deparei com Supervisor dormindo no banheiro e até mesmo cochilando na mesa, enquanto a equipe não produzia com qualidade e efetividade. Nesse exemplo o Gestor da área geralmente encontrava-se ausente devido à complexidade das decisões a serem tomadas, sempre em reuniões com a Diretoria ou área de Recursos humanos.

Essa situação reflete a realidade de muitas organizações cujo profissionais são contratados para exercer uma função, porém ao perceberem que não existe uma fiscalização periódica e rigorosa acabam “relaxando” e produzindo menos do que realmente podem e devem, e acreditem: tal situação também ocorre nos cargos de Liderança, que no momento da cobrança lançam uma desculpa e geralmente alegam que estão sobrecarregados com atividades imensuráveis (feedbacks, analisando relatórios, monitoração, reunião com as equipes, etc).

 

ATIVIDADES DE UM LÍDER

É Fato que um Líder de equipes sempre terá atividades para realizar! Jamais estará ocioso, pois além de relatórios e acompanhamento da produtividade, ele lidera pessoas, e essas na maioria das vezes necessitam de uma atenção especial. Por falar em produtividade, será que seus Líderes sabem acompanhar a produtividade das respectivas equipes? Pois bem, uma equipe deve ser dividida em grupos de quartil (A, B, C e D), sendo aqueles que superam suas metas até o grupo que apresenta números completamente abaixo dos resultados esperados, e não estamos falando apenas de vendas, retenções ou produto final.  Nos referimos a todos os indicadores que fazem parte e são importantes para o crescimento da organização.

 

TRAJETÓRIA DO LÍDER

Partimos do princípio que um Líder/Supervisor, antes de chegar a seu posto passou por todas as atividades relacionadas ao cargo do seu subordinado, certo? Ou seja, baseando-se em conhecimento e experiência, o Líder possui toda competência para desenvolver a sua equipe, principalmente aquele grupo que está fora dos padrões esperados, esses necessitam de toda atenção e dedicação do seu Líder. Mas porque muitas vezes nos deparamos com alguns Líderes “tirando” a responsabilidade de si, simplesmente direcionando os colaboradores que apresentam “gaps” para áreas de treinamento ou justificando baixos números para Gestão e possível demissão dos mesmos? Onde está o desenvolvimento?

 

RESPONSABILIDADES DO LÍDER

O desenvolvimento de cada membro da equipe deve fazer parte das atividades do Líder, assim como todas as outras atividades cujo se somam a sua produtividade.

O cuidado que um Gestor/Gerente deve tomar é saber que muitas atividades de um Líder são imensuráveis, por exemplo: aplicação de feedback – Se um de seus Líderes/Supervisores justificar que não entregou determinado resultado porque esteve extremamente atarefado realizando 10 feedbacks no dia, qual será a sua posição?

O problema é que geralmente não são elaborados relatórios que comprovem essa atividade. Por isso é importante elaborar cronogramas, relatórios de acompanhamento, evolução, plano de ações, etc. Com os relatórios em mãos torna-se muito mais fácil acompanhar a produtividade do seu Líder!

 

Você Sabe Como Está a Produtividade do Seu Líder?

 

REFLEXÃO

Realizando uma análise nesse texto, podemos concluir que estamos diante de um desafio pouco praticado em muitas organizações: O acompanhamento das atividades do Líder de equipes.

Cargo de Liderança é cargo de confiança, portanto delegue, teste as habilidades de seus Líderes, chame-os para a responsabilidade, apresente as estratégias da empresa, mostre a ele que a equipe é seu espelho, porém NUNCA se esqueça, eles, os Líderes também precisam ser desenvolvidos, para isso volte ao tempo em que Você era Líder/Supervisor de equipes.  Os desafios, as pedras encontradas no caminho, as decepções com membros de equipe, todo o aprendizado que fez de VOCÊ hoje tornar-se um Gestor/Gerente. Saiba que a sua equipe de Liderança está no mesmo caminho e necessita desse aprendizado, ou seja, a produtividade e a alta performance do seu Líder também depende de você, do seu desenvolvimento para com o mesmo!

Sucesso!

Osmar Durães.

Compartilhe:Share on FacebookShare on LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *